Saúde

centro de saude

Atribuições da Secretária de Saúde

Coordenar a elaboração do Plano Municipal de Saúde; coordenar todas as atividades no campo da Saúde na área municipal; coordenar a gestão orçamentária e financeira da área com objetivo de compreender os ‘desafios do planejamento governamental, alcançar as articulações entre planejamento e gestão, entender a complexidade da programação orçamentária no setor e utilizar instrumentos para definir prioridades, objetivos e metas de curto e longo prazos; fazer observar o seguinte regulamento: “O alvo de toda atenção do médico é o paciente, em benefício do qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional”; atuar de modo a promover intersetorialidade para obter resultados eficazes, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

Programa Saúde da Família (PSF)

O programa conta com profissionais nas 21 unidades Usafas e Multiclínicas do Município. Nestes espaços, são realizados atendimentos de atenção primária, evitando, assim, procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.

O PSF atende na Cidade mensalmente uma média de mais de 40 mil pacientes nas residências ou nas unidades. Quem ainda não recebeu a visita de um agente comunitário de saúde e pretende se cadastrar para poder receber o atendimento deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Campanha de combate a dengue

A Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande desenvolve durante todos os meses do ano mutirões em bairros da Cidade. Outros destaques das atividades realizadas ficam por conta das visitas domiciliares dos agentes comunitários, bloqueio de criadouros (eliminação de focos dentro das residências), intervenção em pontos estratégicos, tais como cemitério, desmanches de veículos e borracharias. Campanhas educativas nas unidades de saúde e escolas municipais também fazem parte do cronograma de serviços prestados.

A Administração Municipal pede que a população colabore com as atividades realizadas. Um grave problema encontrado pelos agentes de são as casas de veraneio que estão fechadas. Parte da comunidade também apresenta resistência em permitir a entrada dos profissionais nas residências. O comportamento tem atrapalhado o desenvolvimento das ações em todo o Município.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *