Revisão biométrica

Os eleitores dos 46 municípios mineiros que estão passando pela revisão biométrica (confira a relação – formato pdf) que ainda não se recadastraram devem se apressar: termina no próximo dia 18 o prazo para procurar os postos de atendimento da Justiça Eleitoral.

Após essa data, os eleitores que não tiverem passado pela revisão terão seus títulos cancelados.

Até agora, mais de 122 mil eleitores, dentre os quase 184 mil dos 46 municípios envolvidos, já passaram pelo processo de revisão no Estado. O procedimento é determinado para municípios nos quais haja indícios de irregularidades ou fraude no eleitorado. Assim, o eleitor deve comprovar o seu vínculo com o município, apresentando comprovante de endereço atual. Além do comprovante, para fazer a revisão o eleitor deve levar ao posto da Justiça Eleitoral um documento de identificação oficial, o título (se tiver) e CPF (se tiver).

Os eleitores devem ficar atentos para o local onde a Justiça Eleitoral atende. Em muitos casos, eles devem se dirigir ao município onde fica a Zona Eleitoral responsável pela sua cidade. Nos cartórios, o horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, é das 12h às 18h, mas, nessa reta final, vários cartórios estão atendendo também aos sábados. Em alguns municípios, o ônibus TRE Aqui fica estacionado em local de grande circulação e o eleitor não precisa ir até a sede de sua Zona Eleitoral. Veja as datas do ônibus, que atende de segunda a sábado, das 9h às 17h:

Município
Data inicial
Data final

Santa Rita de Jacutinga
27/11/15
18/12/15

Juramento
10/12/15
18/12/15

O cadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, além da fotografia. O objetivo é garantir a autenticidade do voto, já que no dia da eleição a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral.

Os eleitores podem obter mais informações no cartório responsável (confira os endereços) ou pelo Disque-Eleitor (148).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *